Grammy Awards 2017, confira tudo o que aconteceu na cerimônia da 59ª edição

13/02/2017

A maior premiação da indústria da música, o Grammy Awards, comandada por James Corden (Carpool Karaoke), foi ao ar em sua 59ª edição, no domingo (12), com uma cerimônia repleta apresentações e homenagens, em Los Angeles.

Um dos grandes destaques da noite, assim como a mais premiada da cerimônia, Adele foi a vencedora em cinco categorias, inclusive de Melhor Álbum Vocal Pop. Durante o recebimento do prêmio, a cantora homenageou Beyoncé dedicando o prêmio à ela: "Para mim é impossível aceitar este prêmio. O álbum Lemonade foi tão monumental, Beyoncé. Foi tão grandioso, bem elaborado, lindo e apaixonante… Nós agradecemos por isso. Todos nós artistas a adoramos. Você é nossa luz”, disse. “A forma como você fez com que eu e meus amigos nos sentíssemos, a forma como você fez meus amigos negros se sentirem, é empoderador. Eu te amo, sempre te amei e sempre vou te amar”, concluiu. Ainda durante a cerimonia, a cantora britânica apresentou com sua canção premiada "Hello", e pouco após, novamente com uma homenagem póstuma ao cantor George Michael, com a canção "Fast Love", onde teve problemas vocais e precisou interromper a apresentação, pedindo para recomeçar a canção e desculpando-se à plateia e à equipe. Confira:

Durante a noite de premiação houveram diversas apresentações com grandes nomes da música. A atração mais aguardada da noite foi Beyoncé, que fez sua primeira aparição após anunciar a gravidez de gêmeos, além de ser premiada nas categorias de Álbum Urbano Contemporâneo e Videoclipe pela música "Formation", a cantora fez uma grande apresentação com as canções "Love Drought" e "Sandcastles". Confira:

Katy Perry apresentou a primeira performance da música “Chained to the Rhythm”, com Skip Marley, neto de Bob Marley. A cantora fez uma crítica ao presidente Donald Trump, com cenário de cercas que representam o muro que Trump pretende construir na fronteira entre EUA e México. Ainda, The Weeknd e a dupla francesa Daft Punk apresentaram em conjunto a música "I Feel it Coming". Já  Ed Sheeran apresentou sua nova música "Shape of You", single do seu recente álbum Divide, e com outra homenagem na noite, Demi Lovato, Andra Day, Tori Kelly e a banda Little Big Town performaram o tributo ao grupo Bee Gees. Assista às grandes apresentações:

 

Outra apresentação na noite foi da banda Metallica com a participação de Lady Gaga. A ideia era que a cantora fizesse um dueto com James Hetfield em "Moth into Flame", mas o microfone do vocalista apresentou problemas, e ambos acabaram cantando no mesmo microfone. Assista:

Além do outro grande ganhador da noite, o álbum "Blackstar" de David Bowie, recebeu cinco estatuetas, houve a homenagem póstuma ao cantor Prince. Os artistas Bruno Mars, Morris Day e The Time performaram as músicas "Let's go Crazy", "Jungle Love" e "The Bird". Assista:

Veja os vencedores das principais categorias da 59ª edição do Grammy Awards - a lista completa esta disponível no site oficial do Grammy:

Disco do ano
Adele - "25"

Música do Ano
Adele - "Hello"

Gravação do Ano
Adele - "Hello"

Revelação
Chance the Rapper

CATEGORIAS POP

Performance Solo
Adele - "Hello"

Performance de dupla ou grupo
Twenty One Pilots - "Stressed Out"

Álbum pop vocal
Adele - 25

Álbum Pop Tradicional
Willie Nelson - Summertime: Willie Nelson Sings Gershwin

CATEGORIAS ROCK

Performance Rock
"Blackstar" - David Bowie

Performance Metal
"Dystopia" - Megadeth

Canção de Rock
"Blackstar" - David Bowie

Álbum Rock
Tell Me I'm Pretty - Cage The Elephant

CATEGORIA ALTERNATIVA

Álbum de música alternativa
David Bowie - Blackstar

CATEGORIAS R&B

Performance R&B
Solange - "Cranes in the Sky"

Performance de R&B Tradicional
Lalah Hathaway - "Angel"

Música R&B
Maxwell - "Lake by the Ocean"

Álbum Urbano Contemporâneo
Beyoncé - Lemonade

Álbum de R&B
Lalah Hathaway - Lalah Hathaway Live

CATEGORIAS RAP

Performance Rap
Chance the Rapper - "No Problem" feat. 2 Chainz and Lil Wayne

Performance Vocal Rap
Drake - "Hotline Bling"

Música Rap
Drake - "Hotline Bling"

Álbum de Rap
Chance the Rapper - Coloring Book

CATEGORIAS COUNTRY

Performance solo Country
Maren Morris

Canção Country
"Humble and Kind" - Tim McGraw

Álbum Country
A Sailor's Guide to Earth – Sturgill Simpson

CATEGORIAS DANCE/ELETRÔNICA

Gravação de Dance Music
"Don't Let Me Down" - The Chainsmokers Featuring Daya

Disco de Dance Music/Música Eletrônica
Skin - Flume

OUTRAS CATEGORIAS

Disco de World Music
Sing Me Home — Yo-Yo Ma & The Silk Road Ensemble

Disco de Jazz Latino
Tribute to Irakere: Live in Marciac — Chucho Valdés

Videoclipe
Beyoncé - "Formation"

Filme sobre Música
The Beatles - The Beatles: Eight Days a Week The Touring Years

Produtor do ano - não clássico
Greg Kurstin

(Adele quebra estatueta e divide com Beyoncé por Melhor Álbum Vocal Pop)